Biografia

Paraná começou sua carreira em dupla com o irmão Chico Rey (hoje em memória). Nascidos em Arapongas e criados em Ivaiporã, municípios do interior do estado do Paraná, vieram de família sertaneja, filhos de agricultores e violeiros. Começaram a cantar logo no início da infância por influência do pai, que lhes apresentou a música caipira e o som da viola.

Mudanças climáticas atrapalham a colheita da família devido uma geada em 1975 e, quando jovens, decidem partir para Brasília e lá entram no serviço militar. A dupla se consolida, deixa o serviço militar e começa a difundir a música sertaneja nos grandes centros urbanos da região Centro-Oeste, participando de festivais e programas de rádio e televisão regionais.

A batalha para o lançamento do primeiro LP começa e, quando alcançado, a dupla abrange grande repercussão regional. A carreira deslancha com vigor nos anos 80, quando a dupla lança seu quinto LP, que conta com o grande sucesso “Quem Será Seu Outro Amor” e coloca Chico Rey & Paraná no prestígio nacional. A canção rendeu Disco de Ouro ao LP e foi a mais executada do ano em que foi lançada, ocupando o topo das paradas de sucesso.

Participaram de programas como “Clube do Bolinha” da Rede Bandeirantes; “Nave da Fantasia” da Rede Manchete, apresentado por Angélica; “Sabadão Sertanejo” do SBT, apresentado por Gugu Liberato; “Show de Prêmios” do SBT, apresentado por Silvio Santos; “Musicamp” do SBT; “Viola, Minha Viola” da TV Cultura; “Mulheres Em Desfile” da TV Gazeta; “Domingão do Faustão” da Rede Globo; “Especial Sertanejo” da Rede Record, entre outros.

Canções como “Operário Vida-Viola”, “Amor Rebelde”, “Alma Transparente”, “Leão Domado”, “Tranca A Porta E Me Beija”, “Encanto e Magia”, “Canarinho Prisioneiro”, “Você Não Sabe Amar” surgiam tocando o Brasil, com romantismo e a identidade única de Chico Rey e Paraná.

A dupla teve uma história extensa e marcante, contando com a produção de 20 álbuns e 2 DVDs, turnês internacionais e se consolidado como referência no gênero sertanejo brasileiro.

Em fevereiro de 2016, a dupla tem seu fim com a passagem de Chico Rey, que se despede com o último álbum da dupla lançado poucas semanas antes de sua partida, o CD “Minha Inspiração”.

Paraná, em uma nova fase de sua carreira, em pouco lançará seu primeiro álbum solo completo. O projeto “Buscar Estrelas” será lançado no segundo semestre de 2019, começando com o single “Chorei na Camisa”. Paraná também segue em turnê de shows, cantando algumas das novas canções e grandes sucessos de sua carreira com o irmão.

“Chorei na Camisa” já está disponível no youtube e em todos os aplicativos de música.